sexta-feira, 27 de junho de 2014

Padrões de Candlesticks altistas e baixistas

Irei apresentar alguns modelos de padrões reversão, altistas e baixistas de candlesticks. É uma breve descrição pois existem muitos padrões, cada um com sua característica. Para um entendimento melhor, recomendo a leitura de livros específicos sobre os mesmos, tal como o livro Operações Lucrativas com Candlestick, de Stephen Bigalow.

Martelo

É um sinal de fundo muito comum, representado por um candle em formato parecido com um martelo, caracterizado por uma abertura e posterior queda, apresentando melhora até o final do período, conseguindo um fechamento próximo da abertura. Nestes casos o corpo real do candle pode ser até um terço do tamanho total do candle e necessita de confirmação através de uma nova barra de alta no período seguinte com fechamento acima da máxima do martelo. É também importante que não haja pavio superior, ou que este seja muito pequeno. Por ser um sinal de fundo é necessário que ele esteja após algum movimento de queda, mesmo que seja somente uma realização dentro de uma tendência de alta.


Shooting star

Sua apresentação é muito parecida com a do martelo, porém invertida Ela é um sinal de topo, caracterizada por um mercado que se desenvolveu para cima após a abertura e voltou fechando próximo a este valor de início de negociação no período. Essa formação também necessita de confirmação, com um fechamento no período seguinte abaixo da mínima do período do shooting star. Não pode apresentar pavio inferior, mas, se apresentar, este precisa ser muito pequeno.



Enforcado

A configuração gráfica do candle é idêntica ao martelo, só que ele se encontra em uma região de topo e a confirmação se dá com um fechamento no período seguinte abaixo da mínima do enforcado.


Martelo invertido

Sua configuração gráfica é a mesma do shooting star, porém esta figura se apresenta como um sinal de fundo. A confirmação se dá através de um fechamento do período seguinte acima da máxima do martelo invertido.


Engolfo

Os engolfos de fundo (bullish engulfing) são compostos por um dia com fechamento abaixo da abertura e devem se localizar no fundo de uma seqüência de quedas. O dia seguinte deve ter uma abertura abaixo do fechamento do dia anterior e o novo fechamento acima da abertura deste. Ou seja, os corpos reais dos dois candles têm cores diferentes e o primeiro está totalmente dentro do corpo do segundo. Engolfos de topo (bearish engulfing) têm a mesma formatação dos engolfos de fundo, simplesmente com as indicações e direções opostas, como o ocorrido em uma região de topo, com o primeiro dia de alta e o segundo de baixa.


Piercing

É um sinal de fundo parecido com o engolfo de fundo, com a diferença que a alta do segundo dia não supera a abertura do primeiro. O primeiro dia apresenta um fechamento abaixo da abertura, enquanto o segundo abre com um gap de queda e sua recuperação vai até a região intermediária do corpo real do candle do primeiro dia. Sua localização também é no fim de um processo de queda, precisando ainda de um fechamento do pregão posterior acima da abertura do primeiro dia, para caracterizar a confirmação do sinal de fundo.


Estrelas

São clássicos sinais de indefinição, e podem se transformar em sinais de topos ou fundos. Sua particularidade é um fechamento igual (padrão chamado de dojis ou muito próximo ao valor da abertura (spinning tops), podendo ter ocorrido um movimento para cima e/ou para baixo durante o período. Esses sinais representam uma briga igualitária entre papéis comprados e vendidos dentro do período, e podem passar a representar mudanças de direção do mercado a partir de um novo fechamento acima de sua máxima (caso esteja em um fundo) ou abaixo de sua mínima (caso esteja em um topo). Os spinning tops têm a mesma funcionalidade dos dojis. Estes dojis têm nomes específicos quando se transformam em sinais de topos ou fundos, chamados de estrela da noite quando sinais de topo e estrela da manhã quando sinais de fundo. Em relação ao posicionamento da abertura e fechamento quanto ao desenrolar do período, os dojis possuem dois casos mais específicos e com nomes próprios: são as lápides, onde a abertura, o fechamento e a mínima do dia são no mesmo valor e têm a mesma funcionalidade que os shooting stars ou martelos invertidos. O outro caso particular são os dragões voadores, onde a abertura, o fechamento e a máxima do dia têm o mesmo valor, ou valores bem próximos. Sua funcionalidade é a mesma dos martelos ou enforcados.


Harami


Outra configuração que pode ser indicativo de um sinal de topo ou fundo, dependendo de sua localização no gráfico. Sua consistência gráfica no harami de fundo é representada por um período de fechamento inferior à abertura, com o período seguinte apresentando uma abertura em alta e o fechamento abaixo da máxima do pregão anterior. Com essa apresentação o corpo real do segundo período passa a se encontrar totalmente inserido dentro do corpo real do período anterior. O padrão necessita de uma confirmação no período seguinte com um fechamento acima da máxima do primeiro período do harami. A configuração do harami de topo é exatamente simétrica a observada em sinais de fundo, precisando também de uma confirmação.



Como disse no início do post, esses são alguns padrões de reversão, confirmação altista e baixista de preços. No próximo post, falarei sobre alguns indicadores.

Dúvidas ou sugestões, favor encaminhar para franck.lima@live.com. Continuem acompanhando o blog e até a próxima !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário